quinta-feira, novembro 22, 2007

Hermeto Pascoal


Dificilmente um apreciador de Jazz e Música Instrumental Brasileira nunca escutou a música fascinante de Hermeto Pascoal. E se ainda existe alguém por essas imediações virtuais...se existe, de fato, alguém por essas bandas de blogs aqui e acolá - visitantes do Farofa Moderna ou dos blogs parceiros - que nunca ouviu a música livre de Hermeto Pascoal, ou ainda que nunca provou da inteligência de seu cérebro magnético, sugiro que comeces por A Missa dos Escravos (Slave's Mass) de 1977, segundo disco ( gravado pela Warner) do maior experimentalista, compositor e multiinstrumentista do Brasil.
Primeiro porque este disco é um registro histórico pelo fato de consolidar o novo rosto da Música Instrumental Brasileira, ou seja, Hermeto nos mostra a sua criação: um novo idioma musical através da união de outros estilos musicais como o Choro, o Jazz, o Fusion, a Música Experimental e a Música Regional Nordestina, um formato de música que, afinal, representou uma gigantesca inovação para a música criativa e instrumental no Brasil e continua sendo a bússola dos instrumentistas brasileiros no atual século XXI. Segundo porque os ingredientes para o som desde disco não foram nada convenionais para os músicos e críticos da época: e quando digo isso, não me refiro só aos ruídos e efeitos vanguardistas e nem só aos instrumentos elétricos da chamada Fusion(os quais Hermeto foi um dos introdutores na Música Instrumental Brasileira), mas me refiro aos efeitos sonoros produzidos por dois ¹porcos...sim, entre os famosos sidemans Airto Moreira, Ron Carter, Raul de Souza e Flora Purin, estavam dois porcos americanos: poderá haver pessoas que ainda não conhecem a música de Hermeto Pascoal e que possivelmente poderão ler este post e, lendo-o, poderão imaginar que esse artista é mais um desses charlatões barulhentos da música de vanguarda; mas duvido muito que pensem dessa forma depois de escutar a primeira faixa desse disco; e ainda aposto minha pequena coleção de LPs do Hermeto que, ao chegar no fim do disco, ficarão fãs e seguirão atentos para a música do nosso querido Bruxo dos Sons. Conclusão: trata-se de um dos maiores músicos do mundo que é capaz de extrair melodia de qualquer material que emite som; trata-se de um experimentalista e inovador musical que está muito além da maioria dos experimentalistas da música criativa no mundo.

¹curiosidades: já que não podia usar porcos nos estúdios brasileiros. “Um fazendeiro do Texas levou seus suínos à gravadora. Airto Moreira ficava no estúdio com os animais e eu dizia em que porcos ele devia mexer, se no grave ou no agudo”, recorda. Ainda segundo Hermeto, os dois porcos foram devidamente contratados, devidamente microfonados e tiveram seus chachês devidamente pagos.

1 - Tacho
2 - Missa Dos Escravos
3 - Aquela Valsa
4 - Cannon
5 - Chorinho Pra Ele
6 - Escuta Meu Piano
7 - Geléia De Cereja

Airto Moreira : Percussão
Airto Moreira : Efeitos Especiais com Porcos
Airto Moreira : Bateria
David Amaro : Guitarra
Hermeto Pascoal : Voz
Hermeto Pascoal : Flauta
Hermeto Pascoal : Saxofone Soprano
Hermeto Pascoal : Piano Fender Rhodes
Hermeto Pascoal : Piano
Hermeto Pascoal : Clavinete
Ron Carter : Contrabaixo Acústico
Flora Purim : Voz
Alphonso Johnson : Baixo Elétrico
Alphonso Johnson : Efeitos Especiais
David Amaro : Violão
David Amaro : Violão 12 Cordas
David Amaro : Guitarra
Raul de Souza : Trombone

PARA BAIXAR cole o link abaixo no seu navegador:

www.mediafire.com/?6zu28ubttzj

Nenhum comentário: